Educação Física

Compartilhe este curso:
- Denominação: Licenciatura em Educação Física
- Titulação: Licenciatura
- Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria nº 488 de 26/06/2015
- Publicação no Diário Oficial da União: 29/06/2015
- Vagas não encontradas no vestibular: 100
- Turno (s): Manhã / Noite
- Carga Horária: 3040 horas
- Duração do Curso: Mínima – 07 Semestres / Máxima – 11 Semestres
- Contato: coord.edf@faculdadeunilagos.edu.br
…… Partindo de um pressuposto de that um Atuação de um Profissional da área se caracteriza Basicamente Pela Ação docente, e Entendendo-se docência não AMPLO SENTIDO Seu, uma Formação Pedagógica Será enfatizada Durante TODO o curso. The objective was to the form of students in the education, the must have this study? pesquisa em sua formação.
…… Aliado a essa capacitação, o curso de Licenciatura em Educação Física, que propõe uma formação generalista em educação, deve-se desenvolver uma análise holística e uma análise crítica sobre as organizações e seus impactos na sociedade.
…… É importante que todo o corpo docente faça curso de Licenciatura em Educação. Aconselhamento e conscientes de como as decisões são impactar a sociedade em que vivem. Além disso, as avaliações sociais, políticas, políticas de saúde e de trabalho devem ser analisadas, de forma crítica e questionadora, independente do tipo de organização em que os programas.
PERFIL DO PROFISSIONAL – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O Licenciado em Educação Física, formado pelo FAC-Unilagos, deverá ser um professor capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política a que estiver inserido trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.
Desta forma, o Curso de Licenciatura em Educação Física pretende preparar um professor pluralista de formação abrangente com forte embasamento humanístico e aprofundamento técnico que lhe permita desenvolver as suas potencialidades e ainda permita incentivar a continuidade de seus estudos e aperfeiçoamento profissional na busca da construção e reconstrução dos conhecimentos da área.
Este professor deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso de formação inicial, diante da interação teoria e prática, entre ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação. Estará habilitado e preparado para atuação na Educação Física de todos os níveis da educação básica em todas as modalidades, com consciência social e crítica, para que possa ser sensível a todas as particularidades do seu alunado, atendendo as demandas da sociedade moderna, entendendo as diferenças entre os indivíduos, respeitando a individualidade e as preferências desses alunos.
Neste perfil o egresso deverá ter competência técnico-científica, ético-política, socioeducativa para:
a) Ser professor egresso de uma formação abrangente, adquirindo conhecimentos científicos da área, bem como possuir o hábito da intervenção, do estudo e da pesquisa de forma sistemática;
b) Ser um professor consciente e competente, no sentido de exercitar sua cidadania e profissionalismo através de uma visão crítica da história e das questões sociais brasileiras;
c) Ser um professor com domínio das dimensões política, epistemológica e educativa constantes de sua formação, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas adequadas aos vários segmentos do ensino formal e não formal, bem como programar atividades esportivas educativas, lúdicas, de lazer e competitividade;
d) Ser um professor com competência e abertura para o trabalho da interdisciplinaridade, preservando os conteúdos históricos da Educação Física como os jogos, os esportes, as danças, as ginásticas e as lutas, ampliando para os novos conteúdos surgidos na sociedade moderna (esportes radicais, da natureza, etc.), bem como realizar e divulgar pesquisas com estes conteúdos programáticos;
e) Possuir capacidade de compreender a dinâmica da sociedade em toda a sua multiplicidade, no sentido de resolver problemas que se apresentam no âmbito educacional;
f) Possuir capacidade de dialogar com as diferentes áreas do conhecimento, que permita ao profissional de nível superior ampliar a sua visão de mundo e compreender a dinâmica socioeducacional;
g) Possuir capacidade de analisar criticamente o contexto social, econômico, político e ambiental, tanto o global quanto o local, de modo a intervir objetivamente nos problemas educacionais, com base nessa análise;
h) Entender a importância das três dimensões de conteúdos, procedimental, conceitual e atitudinal, sendo capazes de proporcionar os conhecimentos sob a ótica das três dimensões equilibradamente.
Nome do Professor | Titulação |
Ralph Russo | Mestre |
José Ricardo | Especialista |
Fernanda Di Iorio | Mestre |
Júlio Coppola | Mestre |
Edalton Miranda | Mestre |
Bruna de Oliveira Santos Pinto | Doutora |
Julio Cesar Quintanilha Peres dos Santos | Mestre |
Marcos Antônio Joaquim | Especialista |
Silvia Regina da Fonseca Gonçalves Pires | Doutora |
Luiz Alexandre Mello Patrizi | Mestre |
Ivana Araujo de Campos Oliveira | Mestre |
1º Período | Biologia Celular e Histologia | 80 |
1º Período | Metodologia da Pesquisa Científica | 40 |
1º Período | Anatomia I | 80 |
1º Período | Física Geral | 40 |
1º Período | Fundamentos do Estudo da Linguagem | 40 |
1º Período | Sociologia da Educação | 40 |
1º Período | Seminários Temáticos em História e Fundamentos da Educação Física | 40 |
2º Período | Química Geral | 40 |
2º Período | FTM do Futebol e Futsal | 80 |
2º Período | Anatomia II | 80 |
2º Período | Aprendizagem e Desenvolvimento Motor | 40 |
2º Período | Estatística | 40 |
2º Período | Filosofia da Educação | 40 |
2º Período | Seminários Temáticos em Tecnologia da Educação | 40 |
3º Período | Bioquímica | 40 |
3º Período | Fisiologia Geral | 40 |
3º Período | Dança e Ritmo | 40 |
3º Período | Educação no Século XXI | 80 |
3º Período | Psicologia da Educação | 40 |
3º Período | Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Fundamental e Médio | 40 |
4º Período | FTM do Voleibol | 80 |
4º Período | FTM do Handebol | 80 |
4º Período | Fisiologia do Exercício | 80 |
4º Período | Atividades Recreativas Lúdicas na Escola | 40 |
4º Período | Cinesiologia | 40 |
4º Período | Didática Geral | 40 |
4º Período | Seminários Temáticos em Multiculturalismo, Educação e Saúde | 40 |
5º Período | Socorros Urgentes | 40 |
5º Período | FTM do Basquetebol | 80 |
5º Período | Grupos Especiais em Educação Física | 40 |
5º Período | Ginástica Escolar | 80 |
5º Período | LIBRAS | 40 |
5º Período | Seminários Temáticos em Meio Ambiente e Sociedade | 40 |
5º Período | Estagio Supervisionado I | 150 |
6º Período | Optativa I | 40 |
6º Período | FTM da Natação | 80 |
6º Período | FTM das Lutas | 40 |
6º Período | Capoeira | 40 |
6º Período | Trabalho de Conclusão de Curso I | 80 |
6º Período | Dinâmica e Organização na Educação Física | 40 |
6º Período | Seminários Temáticos em Educação Física Adaptada e Inclusiva | 40 |
6º Período | Estagio Supervisionado II | 150 |
6º Período | OPT – FTM nas Atividades Físicas na Natureza | 40 |
7º Período | Optativa II | 40 |
7º Período | FTM da Ginástica Artística | 80 |
7º Período | FTM do Atletismo | 80 |
7º Período | Trabalho de Conclusão de Curso II | 80 |
7º Período | Políticas Educacionais | 40 |
7º Período | Seminários Temáticos em Ética e Legislação Profissional | 40 |
Modalidade
Presencial
Titulação
Licenciado em Educação Física
Carga Horária /Duração
3040h / 3 anos e 6 meses.
Mínima – 07 Semestres / Máxima – 11 Semestres
Área de Formação
Ciências da saúde
Entre em contato