Educação Física

  EDUCAÇÃO FÍSICA

Compartilhe este curso:

  • Denominação: Licenciatura em Educação Física
  • Titulação: Licenciatura
  • Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria nº 488 de 26/06/2015
  • Publicação no Diário Oficial da União: 29/06/2015
  • Vagas não encontradas no vestibular: 100
  • Turno (s): Manhã / Noite
  • Carga Horária: 3040 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 07 Semestres / Máxima – 11 Semestres
  • Contato: coord.edf@faculdadeunilagos.edu.br

…… Partindo de um pressuposto de that um Atuação de um Profissional da área se caracteriza Basicamente Pela Ação docente, e Entendendo-se docência não AMPLO SENTIDO Seu, uma Formação Pedagógica Será enfatizada Durante TODO o curso. The objective was to the form of students in the education, the must have this study? pesquisa em sua formação.

…… Aliado a essa capacitação, o curso de Licenciatura em Educação Física, que propõe uma formação generalista em educação, deve-se desenvolver uma análise holística e uma análise crítica sobre as organizações e seus impactos na sociedade.

…… É importante que todo o corpo docente faça curso de Licenciatura em Educação. Aconselhamento e conscientes de como as decisões são impactar a sociedade em que vivem. Além disso, as avaliações sociais, políticas, políticas de saúde e de trabalho devem ser analisadas, de forma crítica e questionadora, independente do tipo de organização em que os programas.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O Licenciado em Educação Física, formado pelo FAC-Unilagos, deverá ser um professor capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política a que estiver inserido trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.

Desta forma, o Curso de Licenciatura em Educação Física pretende preparar um professor pluralista de formação abrangente com forte embasamento humanístico e aprofundamento técnico que lhe permita desenvolver as suas potencialidades e ainda permita incentivar a continuidade de seus estudos e aperfeiçoamento profissional na busca da construção e reconstrução dos conhecimentos da área.

Este professor deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso de formação inicial, diante da interação teoria e prática, entre ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação. Estará habilitado e preparado para atuação na Educação Física de todos os níveis da educação básica em todas as modalidades, com consciência social e crítica, para que possa ser sensível a todas as particularidades do seu alunado, atendendo as demandas da sociedade moderna, entendendo as diferenças entre os indivíduos, respeitando a individualidade e as preferências desses alunos.

Neste perfil o egresso deverá ter competência técnico-científica, ético-política, socioeducativa para:

a) Ser professor egresso de uma formação abrangente, adquirindo conhecimentos científicos da área, bem como possuir o hábito da intervenção, do estudo e da pesquisa de forma sistemática;
b) Ser um professor consciente e competente, no sentido de exercitar sua cidadania e profissionalismo através de uma visão crítica da história e das questões sociais brasileiras;
c) Ser um professor com domínio das dimensões política, epistemológica e educativa constantes de sua formação, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas adequadas aos vários segmentos do ensino formal e não formal, bem como programar atividades esportivas educativas, lúdicas, de lazer e competitividade;
d) Ser um professor com competência e abertura para o trabalho da interdisciplinaridade, preservando os conteúdos históricos da Educação Física como os jogos, os esportes, as danças, as ginásticas e as lutas, ampliando para os novos conteúdos surgidos na sociedade moderna (esportes radicais, da natureza, etc.), bem como realizar e divulgar pesquisas com estes conteúdos programáticos;
e) Possuir capacidade de compreender a dinâmica da sociedade em toda a sua multiplicidade, no sentido de resolver problemas que se apresentam no âmbito educacional;
f) Possuir capacidade de dialogar com as diferentes áreas do conhecimento, que permita ao profissional de nível superior ampliar a sua visão de mundo e compreender a dinâmica socioeducacional;
g) Possuir capacidade de analisar criticamente o contexto social, econômico, político e ambiental, tanto o global quanto o local, de modo a intervir objetivamente nos problemas educacionais, com base nessa análise;
h) Entender a importância das três dimensões de conteúdos, procedimental, conceitual e atitudinal, sendo capazes de proporcionar os conhecimentos sob a ótica das três dimensões equilibradamente.

Nome do Professor Titulação
Ralph Russo Mestre
José Ricardo Especialista
Fernanda Di Iorio Mestre
Júlio Coppola Mestre
Edalton Miranda Mestre
Bruna de Oliveira Santos Pinto Doutora
Julio Cesar Quintanilha Peres dos Santos Mestre
Marcos Antônio Joaquim Especialista
Silvia Regina da Fonseca Gonçalves Pires Doutora
Luiz Alexandre Mello Patrizi Mestre
Ivana Araujo de Campos Oliveira Mestre
1º  Período Biologia Celular e Histologia 80
1º  Período Metodologia da Pesquisa Científica 40
1º  Período Anatomia I 80
1º  Período Física Geral 40
1º  Período Fundamentos do Estudo da Linguagem 40
1º  Período Sociologia da Educação 40
1º  Período Seminários Temáticos em História e Fundamentos da Educação Física 40
2º  Período Química Geral 40
2º  Período FTM do  Futebol e Futsal 80
2º  Período Anatomia II 80
2º  Período Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 40
2º  Período Estatística 40
2º  Período Filosofia da Educação 40
2º  Período Seminários Temáticos em Tecnologia da Educação 40
3º  Período Bioquímica 40
3º  Período Fisiologia Geral 40
3º  Período Dança e Ritmo 40
3º  Período Educação no Século XXI 80
3º  Período Psicologia da Educação 40
3º  Período Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Fundamental e Médio 40
4º  Período FTM do Voleibol 80
4º  Período FTM do  Handebol 80
4º  Período Fisiologia do Exercício 80
4º  Período Atividades Recreativas  Lúdicas na Escola 40
4º  Período Cinesiologia 40
4º  Período Didática  Geral 40
4º  Período Seminários Temáticos em Multiculturalismo, Educação e Saúde 40
5º  Período Socorros  Urgentes 40
5º  Período FTM do Basquetebol 80
5º  Período Grupos Especiais em Educação Física 40
5º  Período Ginástica  Escolar 80
5º  Período LIBRAS 40
5º  Período Seminários Temáticos em Meio Ambiente e Sociedade 40
5º  Período Estagio Supervisionado I 150
6º  Período Optativa I 40
6º  Período FTM da  Natação 80
6º  Período FTM das  Lutas 40
6º  Período Capoeira 40
6º  Período Trabalho de Conclusão de  Curso I 80
6º  Período Dinâmica e Organização na Educação Física 40
6º  Período Seminários Temáticos em Educação Física Adaptada e Inclusiva 40
6º  Período Estagio Supervisionado II 150
6º  Período OPT – FTM nas Atividades Físicas na Natureza 40
7º  Período Optativa II 40
7º  Período FTM da  Ginástica Artística 80
7º  Período FTM do  Atletismo 80
7º  Período Trabalho de Conclusão de Curso II 80
7º  Período Políticas Educacionais 40
7º  Período Seminários Temáticos em Ética e Legislação Profissional 40

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

FICHA DE FREQUÊNCIA DO CAMPO – FUNDAMENTAL I

FICHA DE FREQUÊNCIA DO CAMPO – FUNDAMENTAL II

TERMO DE COMPROMISSO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CARTA DE APRESENTAÇÃO – FUNDAMENTAL I

CARTA DE APRESENTAÇÃO – FUNDAMENTAL II

ENCONTRO COM SUPERVISOR NA IES – FUNDAMENTAL I

ENCONTRO COM SUPERVISOR NA IES – FUNDAMENTAL II

PLANO DE AULA – FUNDAMENTAL I

PLANO DE AULA – FUNDAMENTAL II

leitor_pdf

LEITOR DE PDF – Baixe ao lado o leitor de PDF para computadores com Sistema Operacional Windows.

Modalidade
Presencial
Titulação
Licenciado em Educação Física
Carga Horária /Duração
3040h / 3 anos e 6 meses.
Mínima – 07 Semestres / Máxima – 11 Semestres
Área de Formação
Ciências da saúde

Entre em contato

""
1
Dúvidas? Entre em contato.
Nome
Mensagem
0 /
Previous
Next

NOTÍCIAS / EVENTOS / BLOG