Educação Física

  EDUCAÇÃO FÍSICA

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  • Denominação: Licenciatura em Educação Física
  • Titulação: Licenciatura
  • Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria nº 488 de 26/06/2015
  • Publicação no Diário Oficial da União: 29/06/2015
  • Vagas não encontradas no vestibular: 100
  • Turno (s): Manhã / Noite
  • Carga Horária: 3400 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 08 Semestres / Máxima – 12 Semestres
  • Contato: coord.edf@faculdadeunilagos.edu.br

………..Partindo de um pressuposto de que a atuação de um profissional da área se caracteriza basicamente pela ação docente, e entendendo-se docência no seu sentido amplo, a formação pedagógica será enfatizada durante todo o curso. Cabe destacar que o profissional que atua em instituições escolares destinadas à Educação Básica, equipes esportivas escolares entre outros locais possíveis, terá a atividade de ensino, em grande medida, como aquela que caracteriza sua ação profissional, portanto, este deve ser objeto de estudo e pesquisa em sua formação.

………..Aliado a essa capacitação, o curso de Licenciatura em Educação Física, que enfatiza a formação generalista do educador, deve qualificá-lo a desenvolver uma análise holística e uma reflexão crítica sobre as organizações e seus impactos na sociedade.

………..É importante ressaltar que todo corpo docente do curso de Licenciatura em Educação Física está preocupado em transmitir para os alunos, valores importantes como a ética e comportamento cidadão. Eles precisam estar cientes e conscientes de como suas decisões irão impactar a sociedade em que vivem, além disso, as condições sociais, políticas, da saúde e ambientais precisam ser continuamente analisadas, de forma crítica e questionadora, independentemente do tipo de organização em que estiverem atuando.

PERFIL DO PROFISSIONAL – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O Licenciado em Educação Física, formado pelo FAC-Unilagos, deverá ser um professor capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política a que estiver inserido trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.

Desta forma, o Curso de Licenciatura em Educação Física pretende preparar um professor pluralista de formação abrangente com forte embasamento humanístico e aprofundamento técnico que lhe permita desenvolver as suas potencialidades e ainda permita incentivar a continuidade de seus estudos e aperfeiçoamento profissional na busca da construção e reconstrução dos conhecimentos da área.

Este professor deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso de formação inicial, diante da interação teoria e prática, entre ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação. Estará habilitado e preparado para atuação na Educação Física de todos os níveis da educação básica em todas as modalidades, com consciência social e crítica, para que possa ser sensível a todas as particularidades do seu alunado, atendendo as demandas da sociedade moderna, entendendo as diferenças entre os indivíduos, respeitando a individualidade e as preferências desses alunos.

Neste perfil o egresso deverá ter competência técnico-científica, ético-política, socioeducativa para:

a) Ser professor egresso de uma formação abrangente, adquirindo conhecimentos científicos da área, bem como possuir o hábito da intervenção, do estudo e da pesquisa de forma sistemática;
b) Ser um professor consciente e competente, no sentido de exercitar sua cidadania e profissionalismo através de uma visão crítica da história e das questões sociais brasileiras;
c) Ser um professor com domínio das dimensões política, epistemológica e educativa constantes de sua formação, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas adequadas aos vários segmentos do ensino formal e não formal, bem como programar atividades esportivas educativas, lúdicas, de lazer e competitividade;
d) Ser um professor com competência e abertura para o trabalho da interdisciplinaridade, preservando os conteúdos históricos da Educação Física como os jogos, os esportes, as danças, as ginásticas e as lutas, ampliando para os novos conteúdos surgidos na sociedade moderna (esportes radicais, da natureza, etc.), bem como realizar e divulgar pesquisas com estes conteúdos programáticos;
e) Possuir capacidade de compreender a dinâmica da sociedade em toda a sua multiplicidade, no sentido de resolver problemas que se apresentam no âmbito educacional;
f) Possuir capacidade de dialogar com as diferentes áreas do conhecimento, que permita ao profissional de nível superior ampliar a sua visão de mundo e compreender a dinâmica socioeducacional;
g) Possuir capacidade de analisar criticamente o contexto social, econômico, político e ambiental, tanto o global quanto o local, de modo a intervir objetivamente nos problemas educacionais, com base nessa análise;
h) Entender a importância das três dimensões de conteúdos, procedimental, conceitual e atitudinal, sendo capazes de proporcionar os conhecimentos sob a ótica das três dimensões equilibradamente.

Nome Titulação
Nei Jorge dos Santos Junior Doutor
Marco Antonio de Oliveira Doutor
Bruna de Oliveira Santos Pinto Doutora
Felipe Rocha dos Santos Mestre
Diogo Van Bavel Bezerra Mestre
Isabelle Matos Mestre
Julio Cesar Quintanilha Peres dos Santos Mestre
Luiz Alexandre Mello Patrizi Mestre
Marcio Rodrigues Mestre
João Coutinho Mestre

Semestre

Disciplina

CH

1 Fundamentos do Estudo da Linguagem 80
1 Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica 40
1 Anatomia I 80
1 Psicologia da Educação 80
1 Biologia Celular e Histologia 80
1 Introdução à Educação Física 40
2 Filosofia da Educação 40
2 Anatomia II 80
2 Didática Geral 80
2 Fundamentos do Futebol e Futsal 80
2 Educação, Corpo e Movimento 40
2 Aspectos Históricos da Educação Física 40
2 Sociologia da Educação 40
3 Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 80
3 Bioquímica 80
3 Cinesiologia 40
3 Didática Aplicada a Educação Física 40
3 Espaços Educativos e Redes de aprendizagem 40
3 Seminários Temáticos em Relações Étnicos Raciais e Direitos Humanos 40
3 Ludicidade e Educação 40
4 Fundamentos do Handebol 80
4 Fundamentos do Atletismo 80
4 Fisiologia Geral 80
4 Dança e Ritmo 80
4 Seminários Temáticos em Educação Física na Educação Infantil 40
5 Fisiologia do Exercício 40
5 Fundamentos do Basquetebol 80
5 Esportes de Raquete 80
5 Dança e Cultura Popular 40
5 Introdução à Ginástica 40
5 Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Fundamental 40
5 Estágio Supervisionado I 100
6 Fundamentos do Voleibol 80
6 Atividades Aquáticas 80
6 Lutas I 40
6 Dimensões Sociais do Esporte 40
6 Introdução ao Lazer 40
6 Seminários Temáticos em Educação Física no Ensino Médio 40
6 Estágio Supervisionado II 100
7 Lutas II 40
7 Seminários Temáticos em Educação Física Adaptada e Inclusiva 80
7 Políticas Educacionais 80
7 TCC I 40
7 Nutrição Aplicada à Atividade Física 40
7 Educação e desenvolvimento sustentável 40
7 Estágio Supervisionado III 100
8 Socorros Urgentes 40
8 Libras 80
8 Ética e Legislação Profissional 40
8 TCC II 80
8 Práticas Corporais de Aventura 40
8 Educação no Século XXI 40
8 Estágio Supervisionado IV 100

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

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Modalidade
Presencial
Titulação
Licenciado em Educação Física
Carga Horária /Duração
3400h / 4 anos.
Mínima – 08 Semestres / Máxima – 12 Semestres
Área de Formação
Ciências da saúde

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