Enfermagem

  ENFERMAGEM

Compartilhe este curso:

  • Denominação: Curso de Bacharelado em Enfermagem
  • Titulação: Bacharel em Enfermagem
  • Autorização de funcionamento e criação do Curso: Autorizado pela Portaria Ministerial nº 413 de 24/03/2009
  • Reconhecimento do Curso: Portaria nº 492 de 29/06/2015
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 100
  • Turno(s): Tarde/Noite
  • Carga Horária: 4000 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 10 Semestres / Máxima – 15 Semestres
  • Contato:coord.enf@faculdadeunilagos.edu.br

ENFERMAGEM: UMA PROFISSÃO DE GENTE QUE CUIDA

Escolher um curso universitário é muito difícil para os jovens que pretendem desenvolver seus estudos em uma universidade. Por vezes achamos que não temos mais idade ou capacidade física e mental para nos aventurarmos nos caminhos inquietantes da vida universitária.

Qual o caminho, portanto, a seguir? Qual a carreira que devo escolher?

De certo, a resposta mais correta será aquela que preencher seu coração e sua mente com a certeza de que a escolha tornará você uma pessoa mais útil para a sociedade que vive. Dos diversos caminhos possíveis para a construção de uma profissão universitária, ao escolher a Enfermagem, você deverá estar atento para a importância do papel que pretende desempenhar na sociedade atual. Você encontrará uma população ansiosa por ter acesso aos serviços mais elementares da saúde, que por vezes ela não tem acesso.

A enfermagem é definida pela Enfermeira Maria José de Lima, em 1993, como sendo uma “é ciência e arte”, e que se baseia “num corpo de conhecimentos e práticas abrangendo do estado de saúde ao estado de doença, e mediada por transações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas do cuidar de seres humanos”.

A professora Wanda de Aguiar Horta afirmava que “ser enfermeira (o) é atuar na proteção, promoção, recuperação da saúde e prevenção de doenças”.

O Enfermeiro é um ser humano comum como qualquer outro, em todas as suas dimensões, com todas as suas potencialidades e limitações, alegrias e tristezas, frustrações e conquistas. O Enfermeiro deve estar aberto para a vida, pois foi este o compromisso assumido ainda no momento de sua formatura ao destacar no juramento que dizia “ juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direito da pessoa humana.

Respeitando a vida desde a concepção até a morte”.

Portanto, ao buscarmos formar ENFERMEIROS devemos prepará-los para um mundo dinâmico, onde as transformações sociais ocorrem a todo instante, que sejam competentes para lidarem com as situações diversas do seu cotidiano profissional.

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

O Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAGOS tem por MISSÃO formar Enfermeiros habilidosos, inovadores e criativos, com uma visão genuinamente científica. Estes profissionais serão hábeis na relação interpessoal, com valores compatíveis com o ideal e com o código de ética da profissão, além de serem capazes de selecionar de forma criativa e responsável o conjunto de conhecimentos que receberá e aplicá-los no caminho de um Cuidado Humanizado.

Pretende-se oferecer aos futuros profissionais Enfermeiros uma formação generalista que os tornem capacitados para atuarem em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão ampla e global, sendo competentes em reconhecer a realidade e de agir responsavelmente sobre ela, respeitando os princípios éticos / bioéticos e morais, além de acompanhar e participar do desenvolvimento científico com visão crítica, reflexiva e interpretativa, com espírito observador e criativo, aptos ao exercício consciente de sua profissão, bem como capazes de contribuir para o desenvolvimento social.

A sociedade espera do egresso do Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAGOS, o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades que contemplem aspectos éticos, atualização técnica e instrumental articulada com outros ramos do saber, capacidade de análise e domínio de conceitos e da terminologia própria na interpretação e controle dos modelos organizacionais e institucionais públicos ou privados de saúde, dentre outros.

Pretende-se que o humanismo do egresso esteja embasado na incorporação de valores sociais, profissionais e multidisciplinares. O que se pretende neste futuro profissional, é que o mesmo seja capaz de atuar como agente de mudança no ambiente da saúde, de perceber e integrar-se ao desenvolvimento social, político, econômico e cultural, de interagir e contribuir para as decisões necessárias, com respeito à Natureza e mantendo um comportamento condizente ao correto exercício da Cidadania.

O Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAGOS orienta-se, de um lado, para formar sólidas competências e, por outro, na medida da educação permanente, preparando o futuro Enfermeiro para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

Assim, o Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAGOS tem como meta contínua um aprendizado de pesquisa teórica e aplicada a uma prática diferenciada, para que os futuros profissionais tenham, além de uma visão estratégica, uma maior preparação para inserção no mercado globalizado, interagindo e provocando modificações necessárias para melhoria nos variados setores da sociedade.

Objetivando colocar o aluno em contato direto com a realidade social do mercado de trabalho do Enfermeiro, serão desenvolvidos Atividades Complementares do primeiro ao quinto períodos letivos contemplando desenvolver através do contato com esta realidade, uma oportunidade de que o aluno vislumbre o seu papel social, junto a comunidade, além do desenvolvimento de pesquisas na área além de outras tendências do mundo globalizado. Também serão realizadas visitas técnicas em instituições públicas e privadas, além de estímulo de forma contínua ao espírito empreendedor do aluno do Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAGOS, sempre buscando parcerias e alianças estratégicas.

Finalmente, as ações de aprimoramento profissional do egresso do Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAGOS baseiam-se na estratégia de educação durante a vida inteira, uma vez que a ação orienta-se para o estímulo ao espírito investigativo e ao caráter de busca do aperfeiçoamento constante e continuado. Tal conduta torna-se imperativa que ocorra ao longo de toda a carreira do Enfermeiro que estará em constante processo de transformação e crescimento. A educação permanente representa a contínua construção do ser humano, do seu saber e das suas aptidões, assim como da sua faculdade de julgar e agir.

A vida profissional e social oferecerá oportunidades múltiplas de aprendizagem e de atuação transformadora. O potencial educativo das experiências profissionais, das novas tecnologias, das atividades culturais e de lazer, soma-se à base educativa formal indispensável oferecida pela sociedade.

“A Enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas; de torná-lo independente desta assistência através da educação; e recuperar, manter e promover sua saúde pela colaboração com outros grupos profissionais”. (Wanda de Aguiar Horta, 1970)”

OBJETIVO DO CURSO

O curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade União Araruama de Ensino / FAC – UNILAGOS tem como meta contínua um aprendizado de pesquisa teórica e aplicada a uma prática diferenciada, para que os futuros profissionais tenham, além de uma visão estratégica, uma maior preparação para inserção no mercado globalizado, interagindo e provocando modificações necessárias para melhoria nos variados setores da sociedade.

Objetivando colocar o aluno em contato direto com a realidade social do mercado de trabalho do Enfermeiro, serão desenvolvidos Projetos de Extensão em todos os períodos letivos contemplando desenvolver através do contato com esta realidade, uma oportunidade de que o aluno vislumbre o seu papel social, junto a comunidade, além do desenvolvimento de pesquisas na área além de outras tendências do mundo globalizado.

MERCADO DE TRABALHO

Para ser um bom profissional de Enfermagem, é preciso ter amor ao próximo, ética, saber ouvir (comunicação), empatia, liderança, percepção, relacionamentos, respeito, criatividade.

O mercado é promissor. Ao concluir o curso de graduação, sua inserção é imediata. A oferta é maior que a procura, principalmente nas áreas de atuação que estão em alta no mercado, como: atendimento domiciliar, saúde da família, oncologia, obstetrícia, gerência, dentre outras.

É notória a expansão dos campos de trabalho para o enfermeiro, sendo as principais linhas de atuação dentro das áreas: 

Aeroespacial, Assistência ao Adolescente, Atendimento Pré-Hospitalar, Banco de Leite Humano, Cardiovascular, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem, Doenças Infecciosas, Educação em Enfermagem, Emergência, Endocrinologia, Endoscopia, Estomaterapia, Ética e Bioética, Gerenciamento de Serviços de Saúde, Gerontologia e Geriatria, Ginecologia, Hemo dinâmica, Homecare, Infecção Hospitalar, Informática, Nefrologia, Neonatologia, Nutrição Parenteral, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Perícia e Auditoria, Psiquiatria e Saúde Mental, Saúde Coletiva, Saúde da Família, Sexologia Humana, Trabalho, Traumato – Ortopedia, Terapia Intensiva, Terapias Naturais / Tradicionais e Complementares / Não Convencionais, dentre outros.

Atuando como: Enfermeiro Assistencial e Líder de Equipe em instituições hospitalares e unidades básicas de saúde; na direção e coordenação de Unidades Hospitalares, Centro Municipal de Saúde e Unidades Básicas de Saúde, Creche, cursos de Graduação, de Pós-Graduação, de Técnico de Enfermagem, e de Auxiliar de Enfermagem; no ensino profissionalizante para a formação de Técnico e Auxiliar de Enfermagem, ensino de Graduação e Pós-Graduação; em Assessoria, Consultoria e Auditoria de Enfermagem em empresa pública e privada; participando em Comissões, Programas e Projetos de Educação e Saúde; na Investigação Científica; na Vigilância Sanitária; na fiscalização exercício profissional; dentre outras.

No mundo globalizado e cada vez mais competitivo, não basta buscar a profissão só porque o mercado está em expansão ou a remuneração é satisfatória, mas sim porque há identificação com a profissão e buscamos ter o perfil de competências que ela nos exige hoje: conhecimento, desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos adequados – liderança, empreendedorismo, criatividade, ousadia, espírito de equipe etc.

É necessário também que haja atualização, educação permanente.

Precisamos nos capacitar para acompanharmos as novas demandas.

O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade União Araruama de Ensino / FAC – UNILAGOS tem por MISSÃO formar Enfermeiros habilidosos, inovadores e criativos, com uma visão genuinamente científica. Estes profissionais serão hábeis na relação interpessoal, com valores compatíveis com o ideal e com o código de ética da profissão, além de serem capazes de selecionar de forma criativa e responsável o conjunto de conhecimentos que receberá e aplicá-los no caminho de um Cuidado Humanizado.

ENF101 Biologia para Ciências da Saúde (Celular e Molecular) 80
ENF102 Anatomia Humana 80
ENF103 Bioestatística 80
ENF105 Leitura de Produção de Texto 40
ENF152 História e Fundamentos da Enfermagem 40
ENF107 Atividades Complementares I – ENF 40
ENF104 Introdução à Psicologia 80
ENF153 Introdução às Ciências da Saúde 80
ENF109 Bioquímica Básica 80
ENF154 Biofísica Geral 40
ENF112 Neuroanatomia 80
ENF114 Atividades Complementares II – ENF 40
ENF111 Citologia, Histologia e Embriologia 80
ENF113 Fisiologia Humana 80
ENF116 Microbiologia Geral 80
ENF118 Informática Básica 40
ENF120 Saúde e Trabalho 40
ENF121 Metodologia Científica 40
ENF122 Atividades Complementares III – ENF 40
ENF119 Enfermagem e Saúde na Comunidade 80
ENF115 Parasitologia Aplicada à Enfermagem 80
ENF155 Imunologia 40
ENF125 Farmacologia Aplicada à Enfermagem 80
ENF156 Nutrição e Dietética 40
ENF129 Epidemiologia 80
ENF128 Atividades Complementares IV – ENF 40
ENF124 Patologia Aplicada à Enfermagem 80
ENF157 Genética 40
ENF158 Semiologia e Semiotécnica 200
ENF133 Atividades Complementares V – ENF 40
ENF159 Metodologia da Prática da Enfermagem 40
ENF135 Gerenciamento do Trab. Enf. em Serviço Básico 80
ENF160 Enfermagem e as Ciências Humanas e Sociais 80
ENF161 Ética e Exercício Profissional da Enfermagem 80
ENF162 Administração de Serviços de Saúde 40
ENF001 Disciplina Optativa I – ENF 40
ENF131 Gerenciamento do Trab. Enf. em Serviços Hospitalares 80
ENF137 Enfermagem em Saúde Mental 80
ENF163 Enfermagem em Centro Cirúrgico 40
ENF164 Enfermagem e as Terapias Alternativas 80
ENF165 Saúde do Adulto e do Idoso 120
ENF140 Enfermagem Psiquiátrica 80
ENF166 Saúde da Criança e do Adolescente 120
ENF167 Saúde da Mulher e do Recém Nascido 120
ENF002 Disciplina Optativa II – ENF 40
ENF168 Trabalho de Conclusão de Curso  I – TCC I 40
ENF172 Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II 40
ENF173 Estágio Supervisionado em Enfermagem na Saude Pública 400
ENF174 10º Estágio Supervisionado em Enfermagem Hospitalar 400
ENF175 10º Trabalho de Conclusão de Curso III – TCC III 40
ENF201 Optativas Inglês Instrumental III 40
ENF202 Optativas Infecção Hospitalar 40
ENF203 Optativas Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 40
ENF205 Optativas Língua Portuguesa 40
ENF206 Optativas Primeiros Socorros 40
ENF207 Optativas Didática Aplicada à Enfermagem 40
ENF209 Optativas Teorias de Enfermagem 40
ENF126 Optativas Anatomia Topográfica Aplicada à Imagem 40
ENF127 Optativas Morfofisiologia 40

MODELO TRABALHOS CIENTÍFICOS

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

MANUAL – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

leitor_pdf

LEITOR DE PDF – Baixe ao lado o leitor de PDF para computadores com Sistema Operacional Windows.

Modalidade
Presencial
Titulação
Bacharel em Enfermagem
Carga Horária /Duração
4000h / Mínima – 10 Semestres / Máxima – 15 Semestres
Área de Formação
Ciências da Saúde

Entre em contato

""
1
Dúvidas? Entre em contato.
Nome
Mensagem
0 /
Previous
Next

NOTÍCIAS / EVENTOS

Share This