ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

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O Bacharel em Engenharia de Produção, formado pela FAC-Unilagos deverá ser um profissional capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política a que estiver inserido trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.A Engenharia de Produção, denominada plena ou produção pura, atende àqueles que desejam uma formação mais profunda nos métodos de análise e gestão da engenharia de produção. O aluno formado pela FAC-Unilagos recebe uma base geral em ciência e tecnologia, com disciplinas ligadas a processos de produção; trabalha com uma formação mais forte nas áreas relacionadas aos setores de atividades extrativistas, ou em transporte e logística, ou ainda uma formação mais genérica para atuar em qualquer setor produtivo, seja comercial, serviços ou financeiro. Suas funções nessas organizações incluem a especificação, o gerenciamento e o controle de sistemas e processos produtivos, a avaliação do seu desempenho e a implementação de melhorias no seu funcionamento e nas condições de trabalho.
O engenheiro de produção está capacitado a atuar no gerenciamento de sistemas de produção em empresas pertencentes aos setores: primário (mineração, agroindústrias, usinas de álcool), secundário (indústrias metalmecânica) e terciário (serviços, centros de informática, consultorias empresariais), como engenheiros, consultores, analistas, supervisores, gerentes, diretores, pesquisadores e professores em: planejamento e controle da produção e logística; gestão da qualidade, estatística; desenvolvimento, gerenciamento e projeto de produtos (bens e serviços), dentre outros.
O egresso do curso de Engenharia de Produção terá sólida formação científica e profissional geral que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Dentro deste contexto atual de avanços tecnológicos e de uma nova percepção sobre o aprendizado dos alunos na área de Engenharia de Produção, destacamos que, de forma específica, o perfil do egresso para atender as seguintes competências e habilidades gerais acordadas na Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002 compõe:
a) Estar habilitado para aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
b) Estar habilitado para projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
c) Estar habilitado para conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
d) Estar habilitado para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
e) Estar habilitado para identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
f) Estar habilitado para desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
g) Estar habilitado para supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
h) Estar habilitado para avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
i) Estar habilitado para comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
j) Estar habilitado para atuar em equipes multidisciplinares;
k) Estar habilitado para compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
l) Estar habilitado para avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
m) Estar habilitado para avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
A FAC-Unilagos propõe o ensino de qualidade para a formação de Licenciados em Biologia. Apregoa a formação de profissionais criativos, competitivos, críticos e reflexivos, comprometidos com o exercício educacional. É necessária uma adequação no perfil do Licenciado em Biologia assegurando a articulação entre o ensino-aprendizagem, Pesquisa e Extensão, garantindo uma formação qualificadora.O Licenciado deverá ser um profissional que atenda aos requisitos da formação do Biólogo (Resolução CNE/CES 07 de 11 de março de 2002), do professor de Biologia do Ensino Médio e professor de Ciências Naturais do Ensino Fundamental, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para o Ensino Fundamental e as recomendações do MEC para os Cursos de Licenciatura, conforme o Art. 62 da Lei 9.394/1996 e as Resoluções CNE/CP 1 e 2 de 2002.
O Curso oferecido pela FAC-Unilagos, conforme mencionado acima, destina-se a formar professores para atuar na Educação Básica, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e traz seu diferencial que é a formação de profissionais para atuarem nos cursos de área técnica.
O Curso tem como meta formar profissionais com alta qualificação técnica, profissionais capazes de liderar equipes multidisciplinares na elaboração, avaliação e resolução de questões relacionadas ao meio ambiente e no âmbito educacional formal ou não. Profissionais estes que gerenciem o modelo de integração escola/comunidade, bem como solidificar a formação humanística e ético-profissional.
Neste sentido, o perfil de egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas estará apto a:
a) Ser professor egresso de uma formação abrangente, adquirindo conhecimentos científicos da área, bem como possuir o hábito da intervenção, do estudo e da pesquisa de forma sistemática;
b) Ser um professor consciente e competente, no sentido de exercitar sua cidadania e profissionalismo através de uma visão crítica da história e das questões sociais brasileiras;
c) Ser um professor com domínio das dimensões política, epistemológica e educativa constantes de sua formação, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de educação ambiental adequados aos vários segmentos do ensino formal e não formal;
d) Ser um professor com competência e abertura para o trabalho da interdisciplinaridade, capaz de dialogar com as diferentes áreas do conhecimento, que permita ao profissional de nível superior ampliar a sua visão de mundo e compreender a dinâmica socioeducacional;
e) Possuir capacidade de analisar criticamente o contexto social, econômico, político e ambiental, tanto o global quanto o local, de modo a intervir objetivamente nos problemas educacionais, com base nessa análise;
f) Formar profissionais que saibam analisar de forma critica os problemas ambientais e possam elaborar propostas de recuperação e sustentabilidade;
g) Formar educadores que dominem os princípios da educação ambiental e da biotecnologia;
h) Proporcionar o desenvolvimento das capacidades fundamentais para pesquisa e ensino e atividade de extensão nas áreas de ensino de Ciências, Biologia e Educação ambiental;
i) Construir e difundir conhecimentos nas áreas das Ciências Biológicas e da formação de professores, a partir de suas realidades concretas, em um contexto de relações democráticas e éticas na perspectiva de participação dos diversos segmentos da sociedade.
RELAÇÃO DE PROFESSORES (2018)
Professor | Formação | Titulação | Ingresso na Unilagos |
Alessandro Martins | Engenharia | Mestre | 07/2017 |
Aline Mansur Almeida | Química | Doutor | 02/2017 |
Bruna de Oliveira Santos Pinto | Psicologia | Doutor | 02/2014 |
Carlos Renato Bussinger Guerra | Ciências Econômicas | Mestre | 02/2014 |
Danielle Rosa Paul | Psicologia | Mestre | 09/2012 |
Danúzia Cristina de Abreu Espósito | Letras | Mestre | 02/2016 |
Douglas Vieira Barboza | Engenharia | Doutor | 02/2017 |
Gioliano Barbosa Bertoni | Computação | Mestre | 02/2016 |
José Mauro Braga | Engenharia | Doutor | 07/2017 |
Mukenge Shay | Administração | Mestre | 08/2013 |
Nicholas Van-Erven Ludolf | Engenharia | Doutor | 08/2018 |
Roberto Valentim da Costa Póvoas | Matemática | Mestre | 04/2015 |
Tânia de Souza Fernandes | Ciências Sociais | Doutor | 09/2013 |
Héctor Napoleão Cozendey da Silva | Engenharia | Mestre | 08/2018 |
1º SEMESTRE | |||
DISCIPLINAS | TEORIA | PRÁTICA | CH |
Português | 80 | 80 | |
Introdução à Crítica do Conhecimento | 80 | 80 | |
Metodologia e Introdução à Prática de Pesquisa | 20 | 20 | 40 |
Introdução à Engenharia de Produção | 40 | 40 | |
Cultura e Identidade Brasileira | 40 | 40 | |
Sociologia | 40 | 40 | |
Matemática Básica | 80 | 80 | |
2º SEMESTRE | |||
Inglês | 80 | 80 | |
Teoria das Organizações | 80 | 80 | |
Tecnologia da Informação | 20 | 20 | 40 |
Geometria Analítica e Álgebra Linear | 40 | 40 | |
Estatística I | 40 | 40 | |
Ciência Política | 40 | 40 | |
Cálculo Diferencial e Integral I | 80 | 80 | |
3º SEMESTRE | |||
Comportamento Organizacional | 40 | 40 | |
Cálculo Diferencial e Integral II | 40 | 40 | |
Economia | 40 | 40 | |
Psicologia do Trabalho | 40 | 40 | |
Desenho Técnico e Computação Gráfica | 40 | 40 | |
Química Geral Tecnológica | 40 | 40 | 80 |
Física Geral e Experimental I | 40 | 40 | 80 |
Estatística II | 40 | 40 | |
4º SEMESTRE | |||
Cálculo Diferencial e Integral III | 80 | 80 | |
Física Geral e Experimental II | 40 | 40 | |
Estatística III | 20 | 20 | 40 |
Pesquisa Operacional I | 40 | 40 | |
Economia Industrial | 40 | 40 | |
Fenômenos de Transporte | 40 | 40 | |
Sistemas de Gestão da Qualidade | 80 | 80 | |
Organização e Avaliação do Trabalho | 40 | 40 | |
5º SEMESTRE | |||
Estratégia da Manufatura | 40 | 40 | |
Desenvolvimento de Softwares: Aplicação ao Cálculo Numérico | 40 | 40 | |
Física Geral e Experimental III | 20 | 20 | 40 |
Projeto do Produto | 40 | 40 | |
Planejamento e Controle da Produção I | 80 | 80 | |
Modelagem e Análise dos Processos de Produção | 40 | 40 | |
Processos Discretos e Contínuos de Produção | 40 | 40 | |
Ciência dos Materiais | 80 | 80 | |
6º SEMESTRE | |||
Pesquisa Operacional II | 40 | 40 | |
Engenharia Econômica e Finanças | 80 | 80 | |
Sistema de Desenvolvimento de Produto | 40 | 40 | |
Logística | 80 | 80 | |
Controle Estatístico da Qualidade | 40 | 40 | |
Manufatura Celular e Flexibilidade Produtiva | 40 | 40 | |
Planejamento e Controle da Produção II | 40 | 40 | |
Resistência dos Materiais | 40 | 40 | |
7º SEMESTRE | |||
Custos da Produção | 40 | 40 | |
Tecnologias de Informação na Melhoria da Produção | 20 | 20 | 40 |
Pesquisa Operacional III | 40 | 40 | |
Gestão de Operações em Serviços | 80 | 80 | |
Análise de Investimentos | 80 | 80 | |
Ferramentas para Planej. Melhoria e Controle da Qualidade | 40 | 40 | |
Automação e Controle | 40 | 40 | |
8º SEMESTRE | |||
Gestão da Inovação Tecnológica | 80 | 80 | |
Marketing Estratégico Industrial | 40 | 40 | |
Empreendedorismo Tecnológico | 80 | 80 | |
Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho | 40 | 40 | |
Gestão da Manutenção | 40 | 40 | |
Projeto de Fábrica | 80 | 80 | |
Criatividade e Liderança | 40 | 40 | |
9º SEMESTRE | |||
Trabalho de Curso I | 40 | 40 | 80 |
Logística II | 80 | 80 | |
Ergonomia Saúde e Segurança do Trabalho II | 40 | 40 | |
Noções de Direito | 80 | 80 | |
Jogos Empresariais | 40 | 40 | 80 |
Educação das Relações Étnico-Raciais e indígena | 40 | 40 | |
Estágio Curricular II | 80 | 80 | |
10º SEMESTRE | |||
Trabalho Final de Curso II | 80 | 80 | |
Gestão do Conhecimento | 80 | 80 | |
Tópicos Especiais em Gestão da Produção | 40 | 40 | |
Tópicos Especiais em Gestão da Qualidade | 40 | 40 | |
Disciplina Optativa | 40 | 40 | |
Gestão e Educação Ambiental | 40 | 40 | |
Estágio Curricular III | 80 | 80 | |
SÍNTESE DA CARGA HORÁRIA | |||
ITEM | HORA AULA | ||
Componente Curricular Obrigatório | 3,920 | ||
Estagio Supervisionado | 240 | ||
Atividades Complementares | 200 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4,360 | ||
RELAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS | |||
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA | ||
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 40 | ||
Sistemas Integrados e Comércio Eletrônico | 40 | ||
Higiene e Segurança do Trabalho | 40 |
(i) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Para conclusão do curso é obrigatória a apresentação e
defesa de trabalho final de curso como atividade de síntese e integração de conhecimento, perante banca
examinadora, com tema e orientador escolhidos pelo aluno.
(ii) Atividades Complementares: mínimo de 200 horas, ajustadas entre o aluno e a coordenação do
curso, incluindo trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, visitas teóricas, trabalhos
em equipe, desenvolvimento de protótipos, monitorias, participação em empresa júnior e outras
atividades empreendedoras.
(iii) Período de Integralização: Mínimo de 10 semestres e máximo de 15 semestres.
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: As atividades de Estágio, TCC e de Atividades Complementares são regidas por Regulamentos
específicos devidamente aprovados pelos órgãos colegiados da IES.
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