FISIOTERAPIA

    FISIOTERAPIA

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  • Denominação: Bacharelado em Fisioterapia
  • Titulação: Bacharel
  • Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria nº 565 de 27/09/2016
  • Publicação no Diário Oficial da União: 28/09/2016
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 150
  • Turno(s): Manhã/Noite
  • Carga Horária: 4500 horas duração do Curso: Mínima – 10 Semestres / Máxima – 15 Semestres
  • Contato: coord.fisioterapia@faculdadeunilagos.edu.br

 

O Curso de Fisioterapia da FAC-Unilagos assumiu como compromisso, a oferta de um curso de graduação que formasse profissionais qualificados e comprometidos com os aspectos legais, humanos, psicossociais, técnicos e científicos do exercício da profissão.O corpo docente da instituição é altamente qualificado, contribuindo para a consolidação da profissão através do aprimoramento constante.

Atenta à crescente necessidade de bons profissionais no mercado, a FAC-Unilagos oferece um ensino humanista e generalista, com visão crítica e reflexiva do processo saúde-doença-cuidado, tornando o egresso apto a interagir multidisciplinarmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente, conferindo ao aluno conhecimento para atuar em diversas áreas da Fisioterapia, como a Traumato-ortopédica, Respiratória, Dermatofuncional, Esportiva, Saúde do Trabalhador, Neurofuncional, Cardiovascular, Oncológica e Terapia Intensiva.

A infraestrutura conta com aparato para o desenvolvimento de todo o potencial do aluno, propiciando também a oportunidade para que o aluno possa descobrir com qual segmento da área mais se identifica para seguir a carreira profissional, destacando-se no mercado.

Desde a sua formação, o aluno tem a oportunidade de aperfeiçoamento profissional diferenciado alinhado com as exigências do mercado de trabalho e com a realidade da assistência à saúde no Brasil, através de visitas técnicas, projetos de iniciação científica, cursos, congressos e eventos, bem como a vivência profissional na Clínica-Escola da Instituição, oferecendo atendimento à comunidade nas diversas áreas da Fisioterapia.

As ações do Fisioterapeuta são voltadas para atender as necessidades de saúde, nos níveis primários (promoção, prevenção e proteções específicas) secundários (tratamento físico e funcional) e terciários (reabilitação, limitações de disfunções e alívio do sofrimento), podendo atuar em clínicas, policlínicas, consultórios, empresas públicas e privadas, hospitais, instituições de ensino, forças armadas, clubes esportivos, instituições de longa permanência de idosos e casas de repouso, creches e atendimentos domiciliares (home care), instituições de Ensino Superior (no ensino e na pesquisa), entre outros.

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia da FAC-Unilagos enfatiza os fundamentos humanísticos e éticos, delineando o perfil profissional do egresso, através de uma formação generalista do profissional fisioterapeuta, apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, com uma visão ampla e global, comprometido em respeitar os aspectos éticos/bioéticos/deontológicos, biológicos, filosóficos, morais, sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais do indivíduo, da família e da coletividade no qual está inserido, valorizando e respeitando o ser humano; componentes para a realização eficiente e responsável do trabalho técnico-científico para o qual foi preparado, mantendo-se para isso, sempre atualizado em relação aos avanços proporcionados pela pesquisa no Brasil e no exterior.
Para tanto, deve ser capaz de refletir criticamente sobre suas ações e sobre a aplicabilidade destas em cada uma das áreas e das comunidades específicas em que atua, sabendo que o benefício social é uma das metas no exercício profissional, desenvolvendo as competências e habilidades necessárias à prática resolutiva e humanizada, sistematizada pelos estudos das ciências biológicas e da saúde, das ciências sociais e humanas, dos conhecimentos fisioterapêuticos e biotecnológicos de maneira integrada, detendo uma visão ampla e global do processo saúde-doença-cuidado, compreendendo o contexto e o processo em que se desenvolve a doença, para assim preveni-la e/ou tratá-la.
O egresso deverá ser um profissional capaz de atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente; entender a importância de seu contínuo aperfeiçoamento em projetos de pesquisa, visitas técnicas, congressos, cursos, eventos de extensão para o desenvolvimento da autoconfiança; ter e obter uma formação técnica e científica que lhe permita atuar com eficiência e responsabilidade na promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, zelando pela exação e progresso da profissão, garantindo a integralidade do cuidar em fisioterapia.
O curso de Fisioterapia da FAC-Unilagos pretende formar Fisioterapeutas competentes, que venham a suprir as expectativas que a sociedade espera desta categoria profissional. O Profissional Fisioterapeuta graduado na FAC-Unilagos estará apto para:• Realizar as ações pertinentes ao fazer fisioterapêutico de maneira resolutiva, com base em evidências científicas, visando a prevenção, a promoção, a proteção e a reabilitação da saúde, individualmente ou coletivamente, assegurando a integridade de órgãos, sistemas e funções;

  • Reconhecer a saúde como direito de todos, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, atuando profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
  • Promover a saúde em todos os níveis de atenção de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva, atuando em equipes multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, com base na convicção científica, de cidadania e ética;
  • Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
  • Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
  • Garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
  • Aprender de forma permanente, crítica e autônoma, a fim de estar apto para contribuir com a sociedade em que vive na sua contínua transformação social, política e econômica;
  • Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
  • Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
  • Ser ético e humano, motivado a interferir na realidade mobilizando diferentes atributos, conhecimentos, habilidades e atitudes, desenvolvendo o senso crítico, investigador e conquistando autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender de forma contínua na formação da sua práxis profissional, favorecendo condições dignas de vida;
  • Garantir atendimento de qualidade, respeitando os princípios éticos/bioéticos, sabendo que a sua responsabilidade da atenção à saúde não se encerra apenas com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, individualmente ou coletivamente;
  • Administrar serviços, programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão pública e privada; bem como desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional, exercendo liderança com compromisso, responsabilidade, empatia e habilidade para a tomada de decisões de forma efetiva e eficaz;
  • Estar estimulado e capacitado para a prática do constante aprimoramento e autoaprendizagem, conferindo qualidade ao exercício profissional, desenvolvendo atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação, através de aulas, palestras e conferências, sabendo comunicar-se utilizando a linguagem científica oral e escrita, com possibilidade do emprego de tecnologias de comunicação e informação;
  • Manter a confidencialidade das informações na interação com outros profissionais de saúde, pacientes, familiares e o público em geral;
  • Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua práxis profissional; adaptando o conhecimento que adquiriram à saúde da população, que apresenta diferentes necessidades e mudanças constantes;
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Estar apto a assumir posições de liderança, objetivando o bem-estar da comunidade, atuando com compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Desenvolver a capacidade gerencial, administrativa e o espírito empreendedor;
  • Buscar a educação permanente, no âmbito teórico e prático, firmando um compromisso com a sua educação e com o treinamento/estágios de futuros profissionais, bem como favorecer a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais;
  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício da profissão;
  • Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes níveis e modelos de atuação, incorporando em seu exercício profissional valores de cidadania e ética;
  • Integrar-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • Realizar consultas, avaliar e reavaliar objetivando o diagnóstico cinético-funcional; utilizando para tal a coleta de dados, bem como a solicitação, a execução e a interpretação de exames propedêuticos e complementares;
  • Analisar e interpretar a postura e o movimento humano quer nas alterações patológicas e cinético-funcionais, quer nas repercussões psíquicas e orgânicas dessas alterações;
  • Eleger os objetivos e quantificar as técnicas, os recursos e as intervenções fisioterapêuticas pertinentes ao tratamento das disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade;
  • Estabelecer prognóstico cinético-funcional, reavaliar condutas e decidir pela alta fisioterapêutica;
  • Elaborar criticamente o diagnóstico cinético-funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, estando capacitado para intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
  • Entender que o benefício social é uma das metas no exercício profissional;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios fisioterapêuticos;
  • Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares na sequência do processo terapêutico;
  • Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais, relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
  • Intervir para resolução de condições de emergência;
  • Agir de acordo com o marco conceitual que entenda o homem como um ser biopsicossocial, agindo como parte integrante de um sistema organizado de atenção à saúde, reconhecendo o indivíduo como agente ativo nas ações de saúde.

Coordenação

Professor Ricardo Barbosa

O professor Ricardo Barbosa Cordeiro é graduado em Fisioterapia (2003), especialista em Reabilitação Aquática (2006) com mestrado em Saúde Pública (2017). Possui ampla formação em terapias aquáticas e terapias manuais, é membro da Associação Brasileira de Crochetagem (registro: 1492). Atualmente é coordenador e professor do curso de Fisioterapia da Faculdade União Araruama de Ensino (FAC-UNILAGOS) em Araruama (RJ), e professor da Pós-Graduação de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia com ênfase nas lesões do esporte e de fisioterapia em trauamto-ortopedia em Cabo Frio e no Rio de Janeiro. Coordena o núcleo de fisioterapia e terapia ocupacional 5 (NUCRIN-5) que compreende os municípios de Cabo Frio, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo (RJ) e é membro do conselho municipal de saúde (CMS) de Cabo Frio (RJ).

Contato: coord.fisioterapia@faculdadeunilagos.edu.br

FISI17101 Anatomia Humana I (Anatomia Sistêmica) 80
FISI17102 Metodologia da Pesquisa Científica 40
FISI17103 Biologia Celular 40
FISI17104 Fundamentos e História da Fisioterapia 40
FISI17105 Psicologia da Saúde 40
FISI17106 Língua Portuguesa 40
FISI17107 Biofísica 40
FISI17108 Políticas Públicas em Saúde 40
FISI17109 Atividade Integrativa I 40
FISI17201 Anatomia Humana II ( Neuroanatomia ) 80
FISI17202 Histologia e Embriologia Humana 40
FISI17203 Bioquímica 40
FISI17204 Genética Humana 40
FISI17205 Bioestatística 40
FISI17206 Antropologia – Raças Humanas 40
FISI17207 Atividade Integrativa II 40
FISI17301 Anatomia Humana III(Anatomia Do Aparelho Locomotor) 120
FISI17302 Fisiologia Humana Geral 80
FISI17303 Biossegurança 40
FISI17304 Imunologia 40
FISI17305 Saúde e Meio Ambiente 40
FISI17306 Atividade Integrativa III 40
FISI17401 Fisiologia do Exercício 80
FISI17402 Farmacologia e Exames Laboratoriais 80
FISI17403 Cinesiologia e Biomecânica 80
FISI17404 Patologia Geral 80
FISI17405 Imaginologia 40
FISI17406 Atividade Integrativa IV 40
FISI17501 Eletrotermofototerapia 80
FISI17502 Bases e Métodos De Avaliação Em Fisioterapia 80
FISI17503 Cinesioterapia e Mecanoterapia 80
FISI17504 Ética, Bioética e Deontologia 40
FISI17505 Avaliação e Tratamento das Disfunções do Movimento Humano 40
FISI17506 Atividade Integrativa V 40
FISI17601 Imunoreumatologia e Recursos Fisioterapêuticos 120
FISI17602 Reeducação Funcional 80
FISI17603 Hidrocinesioterapia 80
FISI17604 Gestão em Saúde 40
FISI17605 Primeiros Socorros 40
FISI17606 Estágio Supervisionado I 100
FISI17701 Ortopedia e Recursos Fisioterapêuticos 120
FISI17702 Traumatologia e Recursos Fisioterapêuticos 120
FISI17703 Órteses e Próteses 40
FISI17704 Epidemiologia 40
FISI17705 Estágio Supervisionado II 100
FISI17801 Neurologia e Recursos Fisioterapêuticos 120
FISI17802 Pediatria e Recursos Fisioterapêuticos 120
FISI17803 Ginecologia, Obstetrícia, Urologia e Recursos Fisioterapêuticos 120
FISI17804 Estágio Supervisionado III 200
FISI17901 Cardiologia e Recursos Fisioterapêuticos 80
FISI17902 Pneumologia e Recursos Fisioterapêuticos 80
FISI17903 Fisioterapia Em UTI 80
FISI17904 Geriatria, Saúde Mental e Recursos Fisioterapêuticos 120
FISI17905 Trabalho de Conclusão de Curso I 40
FISI17906 Estágio Supervisionado IV 200
FISI171001 10º Atualizações Tecnológicas Aplicadas à Fisioterapia 40
FISI171002 10º Empreendedorismo Em Fisioterapia 40
FISI171003 10º Ergonomia e Fisioterapia na Saúde do Trabalhador 40
FISI171004 10º Optativa 40
FISI171005 10º Trabalho de Conclusão de Curso II 40
FISI171006 10º Estágio Supervisionado V 200

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

Modalidade
Presencial
Titulação
Bacharelado em Fisioterapia
Carga Horária /Duração
4500h / Mínima – 10 Semestres / Máxima – 15 Semestres
Área de Formação
Ciências da Saúde
Investimento / Pagamento
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