Nos dias 17 a 19 de setembro, foi realizado o II Simpósio de Ciências Biológicas na Faculdade Unilagos. Nesta segunda edição do evento, alunos e convidados puderam estar aprendendo sobre as experiências de profissionais que se dedicam a educação e pesquisas que contribuem para a formação de uma nova geração questionadora e consciente.

O evento teve diversas atividades que vão da teoria a prática. Na segunda-feira, 17, a Professora do Curso de Ciências Biológicas, Fernanda Siviero, recebeu os alunos no auditório varanda para iniciar o ciclo de palestras que abordaram diversos temas na área da Ciências Biológicas.

No primeiro dia o tema foi acerca das Áreas de Preservação e Conservação da Região dos Lagos, onde foi falado sobre a diversidade e problemas ambientais. A palestrante Viviane Lasmar, Gestora da RESEx – Mar de Arraial do Cabo ICMBio, abordou sobre o tema “Resex de Arraial do Cabo Desafios de Conservação e Manejos”.

Logo após houve uma mesa redonda com as palestrantes Maria Helena, IEAPM e Julieta Salles, Consultora Ambiental falando sobre o “Panorama Histórico da Lagoa de Araruama”, que mostraram como são os cuidados e a realização de preservação da Lagoa.

No segundo dia de evento, foi abordada a perspectiva sobre a educação ambiental e ensino de Ciências nas Escolas. O palestrante Sávio Freire da UFF, abordou o uso de filmes como meio de divulgação e conscientização ambiental. E os palestrantes Daniel Shimada da UERJ, Felipe Sales da USP e André Luiz da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro falaram sobre o Panorama do Ensino de Ciências e Educação Ambiental na Região dos Lagos.

No último dia do Simpósio, foi marcado pela 2ª edição da Feira de Adoção organizado por um grupo de Resgate de Cães de Araruama. A Faculdade Unilagos realizou uma doação de ração para o Grupo de Resgate, proveniente da arrecadação feita no ato da inscrição junto a todos que participaram do Simpósio.

Além da Feira de Adoção, houveram também atividades de Educação Ambiental com o Projeto Costão Rochoso, Feira de Mudas e apresentação de pôsteres com os projetos dos alunos de Ciências Biológicas.