Biomedicina

 BIOMEDICINA

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  • Denominação: Curso de Bacharelado em Biomedicina
  • Titulação: Bacharel em Biomedicina
  • Autorização de funcionamento e criação do Curso: Portaria nº 601, de 16 de dezembro de 2020
  • Publicação no Diário Oficial da União: 18/12/2020
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 160 vagas, 80 vagas matutino e 80 vagas noturno.
  • Turno(s): Matutino ou Noturno
  • Carga Horária: 3.550 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 08 Semestres / Máxima – 12 Semestres
  • Contato: Coordenadora Profa. Dra. Silvia Regina da F. G. Pires

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  • O CURSO
  • A ideia é que o egresso do Curso de Biomedicina da FAC-UNILAGOS esteja preparado para a vida, compreendendo o mundo como seu manancial de oportunidades, apto a enfrentar os desafios da carreira e do mercado, com autonomia competência, atitudes e as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho: comunicação, trabalho em equipe, resiliência, comprometimento e empreendedorismo.Neste sentido, visa à formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, de forma a capacitar seus egressos a atuarem em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, com visão ampla e global, respeitando os princípios éticos e culturais do indivíduo e da coletividade.Considera como objeto de estudo de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem.A FAC-UNILAGOS, ao pensar a organização didático-pedagógica do curso de Biomedicina, buscou contemplar elementos condicionantes, capazes de promover no aluno as competências técnicas, de conhecimentos, social e profissional.O Curso foi estruturado visando oferecer as condições necessárias para a compreensão e aplicabilidade das atividades inerentes à biomedicina e sua inserção nos estabelecimentos de serviços de saúdes. A estrutura curricular, o conteúdo proposto e a metodologia a ser aplicada levarão os alunos a deterem competências, habilidades e atitudes que os levem à expansão de sua atuação na sociedade em constante adaptação, tendo em vista a premência do redesenho dos sistemas de saúde, a necessidade de assumir liderança, o cuidado centrado no paciente e de forma integrada com demais profissionais de saúde, visando a obtenção de cuidado eficiente.Os períodos letivos do curso são vistos como ciclos integrados e orgânicos, objetivando a formação completa do aluno, estando a ação docente pautada em  objetivos bem delineados, para que cada componente curricular, e sua integração com o percurso estruturado de formação, seja definido semestralmente, em encontros colegiados, discutindo o curso estruturalmente e no conjunto dos temas que mereçam contínuas abordagens, com graus progressivos de detalhamento e problematização.O Programa Interdisciplinar ofertado desde o primeiro período desenvolverá competências e habilidades relacionadas à prática profissional, proporcionando melhor compreensão da vivência e da prática profissional em Biomedicina.A atuação coordenada e integrada dos professores promoverá o desenvolvimento das habilidades e práticas no futuro biomédico para atendimento das demandas locorregionais, contribuindo para o desenvolvimento do município de Araruama e sua área de influência, atenta aos princípios da inter e transdisciplinaridade, proporcionando tanto melhor compreensão dos conteúdos, como significado das vivências  práticas proporcionadas no contexto de formação  em Biomedicina.Assim, a implantação do referido curso irá beneficiar, em todos os sentidos, o desenvolvimento da região, pois foi desenhado sob a ótica das necessidades regionais, compreendendo um conjunto de disciplinas exigidas pelas diretrizes curriculares do curso, além da oferta de conteúdos considerados imprescindíveis ao perfil do egresso esperado, de modo que fica evidente que a implantação do referido curso irá beneficiar em todos os sentidos o desenvolvimento da região dos lagos no estado do Rio de Janeiro.Por se tratar de um momento ímpar no desenvolvimento na área da saúde, o curso de Biomedicina idealizado pela FAC-UNILAGOS apresenta uma matriz curricular que compreende conteúdos de formação fundamental, profissional e prática, incluindo estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso, alinhados com as necessidades contemporâneas de formação.PERFIL DO ALUNO FORMADOBiomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Além disso, o profissional deve ter consciência da importância da sua área de atuação, fazendo uma habilitação específica, para que possa utilizar seus conhecimentos como um agente transformador da nossa sociedade, principalmente na promoção, manutenção, proteção, recuperação e preservação da saúde humana com responsabilidade social.

    HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO ALUNO.

    Competências gerais

    • Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
    • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
    • Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
    • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
    • Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
    • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

    ESTÁGIO CURRICULAR

    O propósito da FAC-UNILAGOS por meio do Estágio Supervisionado, quando integrar o currículo dos cursos e de acordo com a legislação vigente, inserido na matriz curricular como prática obrigatória, será o de construir um meio eficaz para a consecução de atividades práticas que possibilite, simultaneamente:

    • avaliar o aluno em relação aos conhecimentos adquiridos em sala de aula;
    • ajudar os acadêmicos na aplicação e fixação dos conteúdos teóricos;
    • capacitar os acadêmicos para o futuro exercício da profissão;
    • materializar a investigação acadêmica e as práticas de extensão por meio de atendimento continuado à população, fazendo com que a instituição cumpra com sua função social;
    • respeitar os critérios legais de excelência acadêmica.

    As modalidades de estágio, como ato educativo, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso de graduação, atendido as diretrizes curriculares nacionais e o planejamento curricular do curso, serão:

    • estágio obrigatório, em função das exigências decorrentes da própria natureza da habilitação ou qualificação profissional, planejado, executado e avaliado à luz do perfil profissional de conclusão do curso;
    • estágio não-obrigatório, desenvolvido como atividade opcional, que deve manter coerência com o perfil profissional de conclusão do curso.

    As atividades de estágio, independentemente de sua natureza, serão desenvolvidas, preferencialmente, ao abrigo de termos de compromisso celebrados, resguardados os direitos dos alunos quanto à segurança e à integridade e impedido o desvio de objetivos e finalidades.

Coordenação

PROFESSORA DRA. SILVIA REGINA DA F. G. PIRES

 

Denominação: Curso de Bacharelado em Biomedicina
Carga Horária: 3550 horas
Duração do Curso: Mínima – 08 Semestres / Máxima – 12 Semestres

Modalidade
Presencial
Titulação
Bacharel em Biomedicina
Carga Horária /Duração
3550h / Mínima – 08 Semestres / Máxima – 12 Semestres
Área de Formação
Ciências da Saúde
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